segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Uma questão de interpretação

O artista Michelangelo é considerado um dos maiores artistas que já passaram por esse mundo, mas uma obra em especial desperta muita curiosidade.

Um dos trabalhos mais famosos do artista é uma escultura que representa o profeta Moisés, e ela não teria nada demais se não fossem dois pequenos detalhes... você consegue perceber na fotografia abaixo?


Sim... são chifres... chifres? Mas por que raios Michelangelo esculpiu chifres na cabeça de Moisés?
Bem, provavelmente esta é a resposta... RAIOS!

Quando Moisés desceu do monte Sinai após 40 dias de jejum e na presença do Senhor, a bíblia diz em Êxodo 34:30 que todo o povo viu o rosto de Moisés resplandecente, eis o detalhe.. a palavra em hebraico para "resplandecente" ou "brilhante" é "KARAN", porém, a complexidade do hebraico em seus detalhes pode ter dado margem para a tradução da Vulgata Latina, de Jeronimo, apontar a mesma palavra para "KEREN", que significa "chifre", portanto, se a bíblia de Michelangelo era a Vulgata Latina, o que era de se esperar? Chifres.

Porém... não há necessidade alguma de ser extremista e apontar isto como blasfêmia, nas figuras bíblicas de visões e profecias, os chifres geralmente são apontados como sinal de força e poder, portanto, mesmo que o profeta Moisés nunca tenha ostentado os cornos em sua cabeça, não há porque acreditar que o famoso escultor tenha tentado "difamá-lo".
Que o Resplandecer do Senhor esteja com você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário