segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Extrema Corrupção


Tirinha extraída de http://opanca.blogspot.com/











Por que existe tanta corrupção?
“A culpa é do capitalismo” – diz um socialista
“Isso é coisa do demônio” – diz uma irmã fervorosa
“Esses políticos são todos sem-vergonhas” – dizem 95% dos brasileiros (os 5% restantes são os políticos)
“Corrupção? Isso é intriga da oposição” – diz um corrupto enrustido
“Aquele que nunca se corrompeu que atire a primeira pedra” – diz um corrupto assumido.
Na verdade, cada um pensa de um jeito a respeito da corrupção, talvez por isso ela seja tão tolerada, porque cada um de nós carrega em si um pequeno (às vezes grande) corruptozinho que para os cristãos chama-se “velho homem”.
A verdade é que a corrupção é tão velha quanto o homem, e tão presente na sociedade quanto o próprio fato de viver em grupo, o homem sozinho é sábio, mas um grupo de homens pode se tornar destrutivo, perceba que o corrupto nunca está sozinho, geralmente ele faz parte de uma equipe (aparentemente muito competente) já especializada na ramo.
Só não é justo associar a corrupção a um sistema, pois de certa forma os sistemas foram idealizados para o bem comum, com o objetivo de minimizar a injustiça e a desigualdade, o que acontece é que o sistema por si só não pode se defender da manipulação humana da qual ele depende, e os homens à frente de muitos sistemas (socialismo, capitalismo, cristianismo) quase sempre os distorce para mover pessoas, recursos e até a própria lei a seu favor em função de interesses egoístas, elevam essa prática a uma influência tão grande em certos ambientes muitos indivíduos preferem ser honestos anônimos porque assumir sua honestidade pode ser vergonhoso ou arriscado, não há espaço para a justiça.
O mais assustador deste tema é o seu aperfeiçoamento constante, hoje a corrupção é uma arte, ela adentra na legalidade, está por trás da elegância e das fortunas que patrocinam ações sociais, faz morada nas igrejas e senta no sofá da sala dos cidadãos. Não se iluda, ela não fica escondida nos palácios de governo, agora mesmo ela pode estar sendo praticada na sua casa, na sua empresa, já analisou você mesmo? Por que não?
ATENÇÃO, a corrupção sempre surge como algo natural e inofensivo, começa sempre nas pequenas coisas, porém NUNCA tem base em bons princípios e boas ações, a bíblia a associa com a idolatria (II Timoteo cap. 03). Pense nisso, e tenha uma ótima semana.
Que a honestidade esteja com vocês

Nenhum comentário:

Postar um comentário