terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A idéia "Cristão Nerd"

A idéia "Cristão Nerd" foi despertada por um comentário muito simples em uma "roda" de conversa entre cristãos evangélicos, num momento em que os assuntos em discussão começaram a visitar culturas mais alternativas e impopulares, surgiu a frase externa "Que papo mais nerd!!!". E já que não se podia negar o termo, as questões começaram a surgir... "porque não?", "o que impede um cristão de ser um nerd ou vice-versa?"
Se para a cultura pop o nerd é o cara de óculos que não tem vida social e é fanático por computadores, para a cultura Nerd, a pessoa que tem um forte interesse por algum assunto específico já é de certa forma um Nerd, e no caso do cristão, o assunto específico prioritário deve ser sempre a palavra de Deus, pois a própria bíblia nos instrui a buscar o conhecimento.
Surge então o nerd bíblico! Novidade na área? Não! Se olharmos os pesquisadores assíduos das escrituras, comentaristas como John Stott, o tradutor da bíblia João Ferreida de Almeida mesmo sem saber, com certeza já enquadravam-se nesta categoria, porém, se o "Cristão Nerd" fosse um partido político, seu fundador estaria na própria bíblia, uma personalidade cristã dentro das escrituras, pela meu critério foi o primeiro nerd cristão que se tem notícia. O precursor deste grupo possuía o privilégio de ter dupla cidadania em pleno século I, era cidadão judeu e romano, dominava os idiomas grego e aramaico e era um doutor da lei, sua conversão é considerada uma das maiores evidências da religião cristã e ele mesmo é nominado como a segunda figura mais importante do cristianismo (atrás apenas do nosso Senhor Jesus Cristo, neste caso nem pense em ser o primeiro), foi por intermédio dele que você meu amigo cristão (homem) não precisou ser circuncidado quando aceitou a Cristo como seu legítimo Salvador e isso mostra que estamos muito bem representados, nosso referencial bíblico é ninguém mais ninguém menos que o apóstolo dos gentios Paulo de Tarso, responsável pelas primeiras obras missionárias que acabaram de geração em geração chegando até a mim e a você, um intelectual da religião e das leis, o homem mais acionado para livros da bíblia (14 no total).



Para assumir o rótulo "NERD" de vez, porque não associar os assuntos cristãos às culturas preferidas dos nerds? Mesmo algumas culturas muito estranhas podem estabelecer alguma correlação com o cristianismo, portanto conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor, Ele nos deu e inteligência e nada me tira da cabeça que que ela foi nos dada para ser usada, vamos pelo menos tentar, rs rs ... fiquem todos na paz

Um comentário:

  1. "Seja bendito o nome de Deus de eternidade a eternidade, porque dele são a sabedoria e a força;
    E ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos inteligentes."
    Daniel 2:20-21

    ResponderExcluir